Projeto GPS Caipira, do vereador Mauricio Gasparini, é aprovado

O sistema já é adotado em alguns Municípios e tem auxiliado na queda no número de roubos e furtos no campo
Projeto GPS Caipira, do vereador Mauricio Gasparini, é aprovado

Foto: Allan S. Ribeiro

A Câmara Municipal aprovou ontem, 07 de dezembro, projeto de lei do vereador Mauricio Gasparini (PSDB) que cria diretrizes para a implantação do sistema de georreferenciamento das vias e estradas rurais e a identificação das propriedades rurais do Município, o chamado “GPS Caipira”.

Segundo Mauricio, o sistema já é adotado em alguns Municípios e tem auxiliado na queda no número de roubos e furtos no campo, especialmente de máquinas e defensivos agrícolas, que ultimamente tem aumentado de forma preocupante.

O programa “GPS Caipira” identifica, mapeia e cataloga estradas, comunidades e propriedades rurais, auxiliando o deslocamento das polícias em caso de ocorrências na área rural. Um sistema de GPS cadastrará tudo num sistema de georreferência e disponibiliza as informações de maneira ordenada na internet.

O “GPS Caipira” é implantado em parceria com as Polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros e o Sindicato Rural, e já existe nas cidades de Ibitinga, Monte Alto, Assis e Marília. A ideia é implantá-lo em Ribeirão Preto em breve.

(Com informações gabinete vereador Mauricio Gasparini)